Equipe da China conquista o bi olímpico na ginástica em final polêmica

31/07/2012 07:53

 

Depois de ir mal na qualificatória, no sábado, a equipe masculina de ginástica artística da China se recuperou e conquistou o bicampeonato olímpico, nesta segunda-feira. A final foi marcada por uma polêmica. Depois de a organização anunciar o resultado com China, Grã-Bretanha e Ucrânia nas primeiras colocações, o Japão contestou uma nota, e "roubou" a prata dos ucranianos, fazendo os donos da casa caírem uma posição.

Os chineses somaram 275.997 pontos na apresentação dos seus ginastas nos seis aparelhos (solo, salto, barra fixa, barras simétricas, cavalo com alças e argolas). O Japão tinha terminado em quinto lugar, mas reclamou da última nota do ginasta Kohei Uchimura no cavalo com alças. Os juízes revisaram a nota, passando de 13.466 para 14.166. Os pontos serviram para os japoneses ficarem com a prata, ao somar 271.952, contra 271.711 da Grã-Bretanha, que não alcançava uma final olímpica havia 88 anos. Os ucranianos, que chegaram a comemorar o bronze, terminaram em quarto lugar, com  271.526 pontos.

A mudança no placar gerou uma vaia generalizada do público que lotou o North Greenwich Arena. Outra decepção foi protagonizada pelos Estados Unidos, que haviam terminado a qualificatória na liderança, tiveram falhas na final e terminaram na quinta colocação, com 269.952 pontos.

Os destaques da equipe chinesa na final foram Zou Kai, primeiro colocado no solo e na barra fixa, Zhe Feng, líder nas barras simétricas, e Chen Yibing, segundo melhor das argolas.

FONTE: IG/OLIMPÍADAS 2012 (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO