Jornada da Juventude já tem mais de 70 mil voluntários

06/02/2013 09:23

 

Até ontem, o sistema já tinha computado 72 mil pedidos para participar da programação do evento como ajudante ou auxiliar. Quase 40 mil já tiveram a ficha cadastral analisada e selecionada. No Rio, os interessados podem correr, porque ainda há vagas.

As inscrições são feitas pelo site da JMJ, no endereço (www.rio2013.com/pt/voluntarios). Quem mora na capital, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói e São Gonçalo saberá se foi selecionado ao receber um e-mail do Setor Voluntários até março. Os coordenadores paroquiais dessas regiões também têm a listagem com o nome de quem foi escolhido. Mesmo os não selecionados a princípio podem ser convocados depois. Aqui, na capital, a meta é chegar a 45 mil cariocas inscritos. Esse número já está em 38 mil.

Uma das voluntárias selecionadas para o setor de atendimento internacional é a designer gráfica Olga Beatriz Rezende, 26. No caso dela, o domínio do inglês foi essencial para que conseguisse a vaga. A jovem recebe comitivas de outros países e trabalha todos os dias das 9h30 às 18h. Ela se diz bem animada: “É um grande evento católico, isso já tinha me deixado interessada. Mas quando comecei a fazer a atividade, me apaixonei. Conviver com voluntários da França, da Itália e outros países é uma experiência para a vida toda”.

Presença da Força Nacional é estudada

EsTá sendo analisada a vinda de tropas da Força Nacional para a cidade durante a visita do Papa Bento XVI, que vai ocorrer ao longo da JMJ. O Ministério da Justiça não quis confirmar o efetivo, mas nos bastidores se fala em pelo menos mil homens para reforçar o policiamento nos locais de eventos e para atuar em apoio as polícias Federal e Militar.

O Vaticano vai trazer uma equipe de segurança para o Papa, que vai trabalhar integrada com o grupo de militares brasileiros. A Polícia Rodoviária Federal terá a tarefa de rastrear as fronteiras do Estado e participar da escolta do Pontífice. Já o Corpo de Bombeiros vai fazer um esquema especial de prevenção contra incêndio e pânico e emergências médicas para multidão.

TIRE DÚVIDAS

Como os voluntários diocesanos — que moram no Rio , Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói e São Gonçalo — saberão se foram selecionados?

>Eles vão receber um e-mail do Setor Voluntários até março. Os coordenadores paroquiais também têm esta listagem. O voluntário pode consultar o coordenador da sua paróquia.

Quem não foi selecionado na primeira e na segunda listas, pode ser selecionado agora?

>As pessoas que não receberam e-mail do Setor Voluntário falando se foram ou não selecionadas podem ser convocados na próxima listagem.

Já fiz a minha inscrição há muito tempo. Preciso me inscrever de novo?

>Não. O banco de dados registra cada CPF inscrito, logo, mesmo que você tente, o sistema não permitirá nova inscrição. Agora é só esperar pela próxima listagem.

FONTE: IG/O DIA/RIO (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO