Às vésperas do Mundial, Chelsea goleia, mas é primeiro campeão eliminado na fase de grupos

06/12/2012 07:11

 

A oito dias de sua estreia no Mundial de clubes da Fifa, o Chelsea foi eliminado da Liga dos Campeões da Europa. Jogando em casa nesta quarta-feira, o atual campeão da Champions League atropelou o Nordsjæland por 6 a 1, mas terminou em terceiro na classificação do grupo E e terá que se contentar com a disputa da Liga Europa. Os dinamarqueses terminaram na lanterna, enquanto Juventus e Shakhtar Donetsk  avançaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente (veja mais abaixo).

A queda do Chelsea marca a primeira eliminação de um atual campeão na fase de grupos da edição seguinte da Liga desde que o novo formado da competição foi adotado, em 1993. Antes, apenas o Nottingham Forest, também da Inglaterra, havia caído na primeira fase no ano seguinte a um título da Champions. Foi em 1981, mas, na época, o torneio era disputado direto em mata-matas, sem fase de grupos.

Mesmo jogando fora de casa, a Juventus mostrou sua força e venceu o Shakhtar Donetsk por 1 a 0 nesta quarta. O único gol da partida foi marcado por Kucher (contra), aos 11 do segundo tempo. Com o resultado, o time italiano roubou a liderança do grupo da equipe ucraniana, que terminou em segundo e só ficou à frente do Chelsea graças aos critérios de desempate. No caso, o Shakhtar marcou mais gols na Inglaterra do que o Blues na Ucrânia durante os confrontos diretos entre as duas equipes.

O primeiro tempo da partida foi marcado por três pênaltis anotados pelo árbitro Bas Nijhuis, da Holanda - todos após bola na mão. O primeiro foi para o Nordsjæland, mas o meia Stokholm viu o goleiro Petr Cech buscar seu chute no canto direito. Pouco depois, foi a vez do Chelsea ir para a marca da cal, mas desta vez Hazard bateu e o goleiro Hansen espalmou.

Só na terceira batida de pênalti o placar foi aberto: o brasileiro David Luiz cobrou bem e fez 1 a 0 em Stamford Bridge. No fim, Fernando Torres aproveitou bom passe de Ramires para ampliar. Já na etapa complementar, o time dinamarquês deu susto e diminuiu logo no primeiro lance da partida, mas Cahill, Fernando Torres, Mata e o brasileiro Oscar trataram de colocar ordem na casa e massacrar a equipe visitante. Foi a primeira vitória do técnico espanhol Rafa Benítez no comando de sua nova equipe.

Com o resultado, o clube de Londres chegou a 10 pontos no grupo E da Liga dos Campeões e ficou em terceiro lugar da chave. Com a vitória sobre o Shakhtar, a Juventus foi a 12 e passou de fase na liderança, enquanto os ucranianos só conseguiram a vaga em segundo lugar graças aos critérios de desempate. Estreante na Champions, o Nordsjæland encerrou sua participação com apenas um ponto, na lanterna.

O Chelsea estreia no Mundial de clubes no dia 13 de dezembro (um dia após o Corinthians), em Yokohama, no Japão. O adversário dos ingleses na competição da Fifa será o vencedor do confronto entre Ulsan Hyundai (da Coreia do Sul, vencedor da Liga dos Campeões da Ásia) e Monterrey (do México, vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf). Antes disso, porém, o clube azul joga contra o Sunderland neste sábado, pelo Campeonato Inglês.

MAIS INFORMAÇÕES NO REDIRECIONAMENTO

FONTE: UOL ESPORTE/FUTEBOL/LIGA DOS CAMPEÕES 2013 (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO