Benetton retira foto de beijo entre papa e imã

17/11/2011 07:02

 

O grupo italiano Benetton anunciou nesta quarta-feira a decisão de retirar de circulação uma campanha publicitária mostrando o papa Bento XVI beijando a boca Ahmed Mohamed el-Tayeb, imã da mesquita de Al-Azhar, no Cairo, depois do Vaticano condenar a manipulação da imagem.

Em comunicado, um porta-voz da marca italiana de roupas se disse "desolado com o fato de a utilização da imagem ter chocado tanto a sensibilidade dos fiéis"."Lembramos que o sentido dessa campanha é exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", comentou. As fotomontagens mostram também beijos calorosos entre o presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel e entre o presidente palestino Mahmud Abbas e o premiê israelense Benjamin Netanyahu.

No início desta quarta, a marca de roupas United Colors of Benetton divulgou a campanha "Unhate" que, segundo o vice-presidente da empresa, busca "contrastar a cultura do ódio e promover a aproximação de pessoas, religiões e culturas, além da compreensão pacífica das motivações dos outros".

Trata-se da primeira campanha da fundação Unhate, criada pela Benetton, cujo objetivo é "contribuir para a criação de uma cultura de tolerância que combata o ódio".

A remoção da foto do papa da campanha aconteceu depois que o Vaticano protestou contra o uso de sua santidade máxima. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, chamou o uso não-autorizado e “manipulado” da imagem de “totalmente inaceitável” e sugeriu que deverá entrar com uma ação legal contra a marca. “É uma grave falta de respeito ao papa, uma ofensa contra os sentimentos da fé e um claro exemplo de como a publicidade pode violar as regras elementares de respeito às pessoas com o objetivo de chamar a atenção por meio da provocação", afirmou ele em comunicado.

Uma grande faixa com a imagem do papa e do imã foi pendurada em uma ponte perto do Vaticano na manhã desta quarta-feira, antes de ser removida.

Uma outra imagem impactante foi colocada em outro banner diante da catedral de Milão, mostrando o presidente americano Barack Obama beijando o presidente chinês, Hu Jintao.

O grupo Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotos provocadoras nos anos 90, entre elas, a de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta.

FONTE: IG/MUNDO (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO