Chanceler brasileiro ouvirá explicação dos EUA sobre espionagem nesta quinta-feira

29/01/2014 18:34

 

O chanceler Luiz Alberto Figueiredo vai se encontrar na quinta-feira (30) com a conselheira de segurança nacional dos EUA, Susan Rice, para discutir a revisão nas regras da Agência Nacional de Segurança (NSA, em inglês)

Rice ligou para Figueiredo pouco antes do discurso de Barack Obama falando sobre as reformas na agência. Na conversa, ela vai dar detalhes sobre o que vai mudar no sistema de espionagem.

"Estou indo a Washington a convite da conselheira de segurança nacional Susan Rice para continuar o diálogo uma vez que foi concluída a avaliação interna da NSA. Uma nova data para a visita da presidente Dilma não será discutida".

Dilma cancelou sua visita de Estado à Washington em outubro depois das revelações do ex-técnico da NSA Edward Snowden de que os Estados Unidos a teriam espionado.

Os Estados Unidos já aceitaram participar da reunião sobre governança na internet que o governo brasileiro vai realizar em São Paulo, em abril.

Figueiredo também vai se reunir com Mike Froman, o representante de comércio dos Estados Unidos.

Na pauta estarão a abertura do mercado americano para a carne in natura brasileira, que está em fase final de negociação, e a indenização do caso do algodão, que os EUA deixaram de pagar. O chanceler pode falar que, caso não se modifique essa situação, o Brasil se prepara para retaliar só Estados Unidos, conforme previsto pela OMC.

ESPIONAGEM

Snowden, asilado na Rússia, revelou detalhes sobre programas de espionagem à mídia britânica e norte-americana.

A NSA coletou informações de telefones e internet de pessoas físicas, empresas e líderes mundiais, como a presidente Dilma e a chanceler alemã, Angela Merkel.

FONTE: UOL/FOLHA DE SÃO PAULO/MUNDO (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO