Confirmado caso de superbactéria em hospital de Fortaleza

06/04/2012 08:19

 

Depois da confirmação da morte de dois pacientes pela superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) em hospitais públicos do Ceará, em março, agora é a vez de um hospital privado de Fortaleza confirmar que um paciente foi contaminado nesta semana com a bactéria. De acordo com o hospital, o paciente, de 82 anos, foi isolado e recebe tratamento específico para pessoas contaminadas.

 

 A KPC é uma infecção hospitalar que acomete, principalmente, pacientes muito debilitados, imunodeprimidos e que passam muito tempo internados em leitos de UTI e com uso prolongado de antibióticos de amplo espectro.

 

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) já teria sido informada pelo hospital sobre a confirmação do caso de superbactéria. A Sesa também já confirmou outros dois óbitos de pessoas contaminadas pela KPC e outras 45 contaminaçãoes neste ano.

 

A Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde sugere o isolamento de suspeitos de contaminação, uso racional de antibióticos, práticas de nutrição, lavanderia, esterilização e limpeza hospitalar. A coordenadoria pede ainda que hospitais que constatarem a presença da bactéria KPC entrem em contato com a secretaria de saúde por meio do endereço eletrônico ceciss@saude.ce.gov.br.

 

FONTE: CNEWS (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO