Coreias do Sul e do Norte concordam em realizar reunião de alto nível em Seul

10/06/2013 07:25

 

As rivais Coreias concordaram na manhã de segunda-feira (noite de domingo em Brasília) a manter negociações de alto nível nesta semana em Seul, um avanço diplomático depois das recentes ameaças do regime de Pyongyang e das promessas do Sul de contra-atacar .

O encontro de dois dias, que terá início na quarta-feira, terá como foco os projetos de cooperação atualmente parados, incluindo a retomada de operações de um parque industrial conjunto perto da fronteira norte-coreana que era o último símbolo remanescente da reaproximação intercoreana até que Pyongyang fechou a divisa e retirou seus funcionários  em abril, durante um período de aumento de tensão depois de seu terceiro teste nuclear .

Os detalhes foram discutidos em uma sessão de negociações de quase 17 horas por autoridades do subescalão. Esse foi o primeiro encontro desse tipo na Península da Coreia em mais de dois anos e ocorreu na vila de Panmunjom, na fronteira pesadamente armada dos dois países, onde o armistício pondo fim aos três anos da Guerra da Coreia foi assinado há quase 60 anos. Essa trégua nunca foi substituída por um tratado de paz, deixando a Península Coreana tecnicamente em guerra.

O acordo para manter negociações foi anunciado em uma declaração na manhã de segunda pelo Ministério de Unificação da Coreia do Sul. A agência de notícias oficial norte-coreana, a  KCNA, também anunciou o acordo.

O diálogo em quaisquer níveis hierárquicos marca uma melhora nos laços amplamente estremecidos entre os dois países. Os últimos anos testemunharam testes nucleares de Pyongyang, lançamentos de foguetes de longo alcance e ataques que deixaram 50 sul-coreanos mortos em 2010.

O encontro de quarta também incluirá discussões sobre a retomada de viagens de sul-coreanos a um resort em uma montanha na Coreia do Norte, a reunião de famílias separadas e outras questões humanitárias, disseram autoridades. O assunto mais crucial para Washington, porém - uma pressão para persuadir a Coreia do Norte a desistir de suas armas nucleares -, não será discutido.

FONTE: IG/ÚLTIMO SEGUNDO/MUNDO/AP (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO