Depois de retorno com "The Next Day", Bowie é indicado a dois prêmios no Brit

12/01/2014 19:35

 

O camaleônico David Bowie concorrerá este ano a dois prêmios Brit da música nas categorias de melhor álbum, por "The Next Day", e melhor cantor masculino.

As indicações do veterano artista londrino, que completou nesta quarta-feira (9) 67 anos, chegam depois que em 2013 surpreendesse com sua inesperada ressurreição musical após dez anos de recesso / detenção brusca criativo.

Seu último disco, "The Next Day", lançado em 11 de março de 2013 e produzido por seu homem de confiança, Tony Viscontti, concorrerá nos Brit com "AM", da banda de Sheffield Artic Monkeys, liderada por Alex Turner, com o álbum "Bad Blood" de Bastille, "Setlle", de Disclosure, e "Home", de Rudimentar.

Na categoria de melhor cantor masculino, Bowie, é quatro décadas mais velho que o resto de indicados: os artistas Jake Bugg, James Blake, John Newman e Tom Odell.

Até agora, Bowie tão só ganhou um prêmio Brit como melhor cantor masculino em 1984 por seu álbum "Let's Dance" e outro honorário em 1996 por sua contribuição à música.

Este ano os artistas que tiveram o maior número de candidaturas aos prestigiados Brit Awards, o maior prêmio da música no Reino Unido, são o quarteto do sul de Londres Bastille e Disclosure, que concorrem em quatro categorias cada na cerimônia que será realizada dia 19 de fevereiro.

Bastille, um dos grupos revelação no Reino Unido que em 2013 monopolizou o topo das listas dos mais vendidos, concorre a melhor grupo, melhor artista revelação, melhor single, por "Pompeii", e melhor álbum por "Bad Blood".

Já o Disclosure, duo de música eletrônica formado pelos irmãos Guy e Howard Lawrence, do condado inglês de Surrey, disputa os prêmios de melhor single, melhor álbum por "Settle", melhor artista revelação e melhor grupo.

Em seguida estão o quarteto de música eletrônica Rudimentar, com três indicações, a cantora Ellie Goulding, duas delas na mesma categoria, melhor single, uma dividida com Calvin Harris.

Ellie Goulding também concorre na categoria melhor cantora, e especula-se que irá vencer Birdy, Jessie J, Laura Marling e Laura Mvula, que também é candidata na categoria melhor artista revelação.

O grupo One Direction, liderado por Harry Styles, disputa o Brit de melhor single e melhor grupo, apesar de ter chances de levar o terceiro se ganhar o prêmio sucesso mundial, baseado nas vendas internacionais, e que já receberam ano passado.

Segundo a organização, o prêmio da crítica irá nesta edição para as mãos de Sam Smith, enquanto lutarão na categoria de melhor artista internacional masculino John Grant, Drake, Eminem, Bruno Mars e Justin Timberlake.

O prêmio de melhor artista internacional feminina será decidido entre Janelle Monae, Katy Perry, Lady Gaga, Lorde e Pink, e os aspirantes a melhor grupo internacional são os rappers Macklemore & Ryan Lewis, a banda canadense Arcade Fire, os franceses do Daft Punk, a banda californiana Haim e os americano do Kings of Leon.

FONTE: UOL MÚSICA/EFE (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO