Elétrico, Elton John desfila seus sucessos no Rio
20/02/2014 10:08Em sua quinta passagem para shows no país – as outras foram em 1995, 2009, 2011 (no Rock in Rio) e 2013 – o cantor Elton John abriu o trecho brasileiro de sua atual turnê com uma apresentação na HSBC Arena, no Rio, na noite desta quarta-feira (19). Apesar de promover o mais recente álbum de estúdio do artista, "The Diving Board", lançado em setembro do ano passado, o show teve apenas uma música desse disco: "Home Again". De resto, foi uma seleção de grandes sucessos.
Marcado para as 22h, o espetáculo começou com 17 minutos de atraso. Bom para parte do público carioca, que enfrentou o habitual congestionamento da hora do rush em direção à Barra da Tijuca. Com cadeiras em vez da pista livre, a capacidade da arena foi reduzida de 15 mil para 10 mil lugares, praticamente todos ocupados.
Formado em sua maioria por cinquentões e sessentões, o público assistiu a Elton John subir ao palco com uma espécie de casacão preto brilhante sobre uma camisa azul e um exemplar de sua célebre coleção de óculos escuros.
Já logo depois da primeira música, o astro britânico mostrou a que veio. Levantou-se do imenso piano de cauda e agradeceu os aplausos – gesto que repetiu após todas as músicas – e, como que provocando a plateia, pediu palmas mais altas. Ao final de "Candle in the Wind", o cantor arriscou um português: "Obrigado! Tudo bem?". E completou em inglês: "Good evening, Rio! I'm very happy to be here", sempre sorridente e esbanjando simpatia.
A certa altura, uma fã mais ousada levantou um cartaz onde se lia: "Elton, kiss me, please". Mas não foi atendida. O público resistiu sentado nas cadeiras até "Philadelphia Freedom", quando se levantou e dançou. Aí veio "Goodbye Yellow Brick Road", para delírio dos fãs, que cantaram e balançaram os braços. Na sequência, outro clássico, "Rocket Man", depois da qual Elton John recebeu um fã no palco, com quem posou para uma foto.
Outro ponto alto da apresentação foi "Skyline Pigeon", uma surpresa, já que a música – também cantada em coro pela plateia – não esteve no repertório dos últimos shows do cantor.
As últimas quatro músicas do set principal foram uma espécie de 'bailão rock'n'roll', com o público de pé e dançando sem inibição. Em "The Bitch Is Back", Elton John se sentou sobre o tampo do piano, se divertindo com a festa. Antes do bis, em "Saturday Night's Alright for Fighting", o astro convidou a plateia para cantar o refrão e foi atendido.
Na volta ao palco, Elton John autografou capas de discos e fotos dos fãs que estavam nas primeiras fileiras. E fechou a noite com "Your Song" e "Crocodile Rock", nessa última, com direito a mais um coro da plateia, devidamente regida pelo artista, é claro, para o deleite dos fãs. A apresentação, de mais de duas horas e meia de duração, terminou à 0h54.
Para a bancária Maria Alice Azevedo, de 38 anos, foi a segunda oportunidade de ver de perto o velho ídolo, e nunca é demais. "Fui ao show dele no Rock in Rio, em 2011, e foi maravilhoso. Sempre é. E, se ele voltar ao Rio no futuro, farei o possível para estar na plateia novamente", avisa.
Já o músico Júlio Coimbra, de 29, debutou em um show do cantor. "Sempre quis assistir a um show dele, mas nunca tive a oportunidade. Na minha opinião, Elton John é um dos maiores compositores da música pop em todos os tempos, ao lado de Paul McCartney e Stevie Wonder", sentencia.
A turnê de Elton John no Brasil continua em Goiânia (dia 21), Salvador (22), e termina em Fortaleza (26).
Veja abaixo o repertório do show:
"Funeral for a Friend" / "Love Lies Bleeding"
"Bennie and the Jets"
"Candle in the Wind"
"Grey Seal"
"Levon"
"Tiny Dancer"
"Holiday Inn"
"Mona Lisas and Mad Hatters"
"Believe"
"Philadelphia Freedom"
"Goodbye Yellow Brick Road"
"Rocket Man (I Think It's Going to Be a Long, Long Time)"
"Hey Ahab"
"I Guess That's Why They Call It the Blues"
"The One"
"Skyline Pigeon"
"Someone Saved My Life Tonight"
"Sad Songs (Say So Much)"
"All the Girls Love Alice"
"Home Again"
"Don't Let the Sun Go Down on Me"
"I'm Still Standing"
"The Bitch Is Back"
"Your Sister Can't Twist (But She Can Rock 'n Roll)"
"Saturday Night's Alright for Fighting"
Bis
"Your Song"
"Crocodile Rock"
FONTE: UOL MÚSICA (CLIQUE AQUI para redirecionar)
———
Voltar