Em protesto marcado para esta sexta, MPL incentiva usuário a pular catraca

25/10/2013 08:14

 

Em ato em comemoração à Semana Nacional de Luta pela Tarifa Zero, o MPL (Movimento Passe Livre) incentivará os paulistanos a pularem as catracas dos transportes públicos nesta sexta-feira (24). A Prefeitura de São Paulo, o Metrô e a SPTrans (São Paulo Transportes) não se manifestaram sobre a iniciativa, não informaram se planejam ou não alguma ação preventiva para caso os manifestantes tentem não pagar as passagens ou se pretendem acionar a polícia para barrar a iniciativa.

O ato foi convocado pelas redes sociais e será marcado por um protesto, que será realizado a partir das 17h, no Theatro Municipal de São Paulo, na região central da capital.

Até a noite de quinta-feira (24), pelo menos 6.000 pessoas já haviam confirmado a participação na manifestação. No convite, o grupo, que reivindica a tarifa zero na cidade, diz que a redução dos R$ 0,20 no valor da passagem foi só o começo. "Agora só faltam R$ 3,00", diz.

A Semana Nacional de Luta pela Tarifa Zero é realizada anualmente pelo MPL desde 2005, por causa dos atos do dia 26 de outubro de 2004, conhecidos como "revolta da catraca". Na época, segundo a militante Nina Cappello, o movimento conseguiu a aprovação do passe livre para estudantes de Florianópolis.

Neste ano, as comemorações tiveram início na segunda-feira (21) com um protesto em M'Boi Mirim, na zona sul. Na quarta-feira (23), os manifestantes voltaram para as ruas em um ato na região do Grajaú, também na zona sul da cidade, que terminou com confronto entre manifestantes e policiais. Ao menos 23 pessoas foram levadas ao 101º Distrito Policial de São Paulo.

Na quinta-feira (24), a ação foi realizado em Campo Limpo (zona sul), mas sem nenhuma ocorrência de violência. "São atividades mais regionais, diferente dos protestos de junho, que eram mais massivos", diz Nina.

FONTE: UOL NOTÍCIAS/COTIDIANO (CLIQUE AQUI para redirecionar)

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO