Equipes de resgate fazem buscas em escombros de desabamento no Rio; dois prédios caíram

26/01/2012 06:24

 

Dois prédios, um de 10 e outro de 20 andares, desabaram no centro do Rio de Janeiro na noite desta quarta-feira por um provável dano estrutural e equipes de resgate se preparam para uma longa busca por vítimas sob os escombros, informaram autoridades.

Cinco pessoas com ferimentos leves foram resgatadas e levadas a um hospital próximo, e ainda não há informações sobre mortos nos desabamentos, disse a jornalistas o prefeito Eduardo Paes (PMDB) no local do acidente.

"As informações ainda estão muito desencontradas, mas pelo menos quatro pessoas foram resgatadas com vida", disse Paes. "O mais provável é que tenha havido dano estrutural em um dos prédios", acrescentou o prefeito.

Logo após o desabamento, o canal de notícias Globonews disse que até 11 pessoas estariam sob os escombros entre mortos e feridos. Segundo a emissora, uma explosão teria precedido o desmoronamento, mas o prefeito e os bombeiros não confirmaram essas informações.

Os dois prédios eram de salas comerciais e um deles tinha uma agência bancária no térreo. Ambos já estavam praticamente vazios quando foi feito o chamado de emergência às autoridades, por volta das 20h30, de acordo com testemunhas.

"Vai ser um trabalho demorado, pesado, vai seguir varando a madrugada. O esforço agora está totalmente concentrando em resgatar eventuais vítimas", disse por telefone à Reuters o capitão dos bombeiros Fabio Taranto, que participa da operação.

Os edifícios estão localizado na rua 13 de Maio, ao lado do Theatro Municipal, um dos prédios históricos mais famosos da cidade e que foi restaurado recentemente.

Vários carros dos bombeiros e das polícias foram para o local. A Defesa Civil isolou a área e outros edifícios por temores de novos desabamentos. Estações do metrô ao redor do local do desastre foram fechadas, e uma montanha de escombros se formou em frente ao local do prédio.

"Parecia um terremoto. Primeiro caíram blocos de concreto do prédio. Começaram a cair vários e as pessoas começaram a correr. Depois caiu tudo de um vez", disse a jornalistas uma testemunha que se identificou apenas como Gilberto e que disse ter visto o desabamento.

Em outubro do ano passado, três pessoas morreram e 17 ficaram feridas após uma explosão provocada por vazamento de gás num restaurante na movimentada área da Praça Tiradentes, também no centro do Rio.

A explosão aconteceu por volta das 7h30 da manhã, enquanto o local ainda estava fechado para o público. Os mortos foram dois funcionários e uma pessoa que passava na rua no momento da explosão.

O Rio, que vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, está passando por uma série de reformas em diferentes pontos da cidade para preparar sua infraestrutura para os grandes eventos.

No entanto, problemas no transporte público, falta de energia, entre outros serviços, são recorrentes no dia a dia da cidade.

(Reportagem de Fábio Couto, Pedro Fonseca e Rodrigo Viga Gaier)

FONTE: YAHOO/NOTÍCIAS/REUTERS (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO