Estado de saúde de Mandela é 'crítico'

24/06/2013 08:13

 

O estado de saúde do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela se tornou “crítico” neste domingo (23), de acordo com o governo do País. O escritório do presidente Jacob Zuma explicou que o governante visitou o líder, de 94 anos, e foi informado que a condição de Mandela piorou nas últimas 24 horas. Zuma diz em comunicado que os médicos estão "fazendo todo o possível para obter a condição de melhora."

Mandela, que se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994, foi levado às pressas para um hospital de Pretória em 8 de junho com uma infecção respiratória recorrente.

Mandela tem estado particularmente vulnerável a problemas respiratórios desde que contraiu tuberculose durante seus 27 anos como prisioneiro do governo branco racista. Na maior parte de seu tempo de prisão, Mandela ficou em Robben Island, fora da costa da Cidade do Cabo, onde ele e outros prisioneiros trabalhavam em uma pedreira.

Mandela foi libertado em 1990 e venceu as eleições presidenciais no país durante a primeira eleição que os negros puderam fazer parte em 1994. Ele foi visto para muitos ao redor do mundo como um símbolo de reconciliação por seu sacrifício durante o confinamento e pelos seus esforços pela paz durante a tensa transição do fim do sistema de apartheid. O ex-líder se aposentou da vida pública há anos e, até então, recebia tratamento médico em sua casa em Johanesburgo.

FONTE: IG/ÚLTIMO SEGUNDO/MUNDO/AP (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO