EUA pedem rapidez na instauração de governo civil no Egito

25/11/2011 07:47

 

Os Estados Unidos lamentam profundamente a perda de vidas no Egito durante os últimos protestos pró-democracia e pedem aos militares que abram caminho "o mais rapidamente possível" para um governo plenamente civil, disse a Casa Branca nesta sexta-feira.

"A plena transferência de poder para um governo civil tem de ocorrer de uma maneira justa e inclusiva que responda às legítimas aspirações do povo egípcio, tão logo quanto possível", afirmou o secretário de imprensa da Casa Branca, Jay Carney.

Pelo menos 41 pessoas morreram em uma semana de manifestações contra o controle do Egito pelos militares. Os EUA instaram as autoridades a realizar uma investigação independente sobre as circunstâncias dessas mortes, disse Carney em um comunicado.

"Mas a situação no Egito requer uma solução mais fundamental, idealizada por egípcios, que seja consistente com princípios universais", disse ele, acrescentando que os "Estados Unidos acreditam fortemente que o novo governo egípcio deve assumir poder real imediatamente".

O Exército planeja realizar eleições parlamentares na segunda-feira.

(Por Alister Bull)

FONTE: YAHOO/NOTÍCIAS (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO