Jac Motors assina contrato para construção de fábrica na Bahia

17/11/2011 07:15

 

Três meses após ter anunciado que viria para o Brasil, a Jac Motors, com o governo do Estado da Bahia, assinou o contrato de parceria para a construção da fábrica da montadora chinesa, nesta quarta feira (16).

 

A fábrica, que deve ficar pronta em março de 2014, em Camaçari, a 50 quilômetros de Salvador, tem capacidade para a produção de cem mil unidades por ano, entre automóveis de passeio e caminhões. O investimento anunciado é de R$ 900 milhões dos quais 80% partirá do grupo SHC e 20% da montadora.

 

Na unidade baiana da Jac Motors serão montados dois modelos exclusivos: um hatch e um sedã que custarão abaixo de R$ 40.000 cada. No entanto, não haverá produção de motor popular do tipo 1.0.

 

Incentivos e geração de empregos

 

De acordo com o governador da Bahia, Jaques Wagner, o governo agilizou o processo para que a fábrica da Jac Motors se instalasse no Estado.

 

Além de adiantar a licença para a construção da fábrica, disse ele, o governo também vai contribuir com a redução dos custos para a implementação da montadora - embora não tenha especificado quais - ,com infraestrutra e qualificação de mão de obra contratada na região metropolitana de Salvador.

 

- Sempre nos esforçamos muito para trazer investimentos que possam gerar mais empregos para o Estado. A vinda da Jac Motors é importante porque será mais uma marca gerada na Bahia.

 

Mercado consumidor

 

Salvador é o maior mercado consumidor do norte nordeste e concentra empresas de 21 países, além de 40 empresas automotivas.

 

De acordo com Sergio Habib, responsável em levar a Jac Motors para Bahia, “as fábricas do projeto estavam sendo conversadas com o governo do Estado durante os últimos dois anos”.

 

Durante a entrevista coletiva, na tarde de hoje, em Camaçari, Habib ainda revelou que “a montadora vai contratar estilistas brasileiros para assinarem o projeto visual dos seus veículos”.

 

- O primeiro carrio produzido em Camaçari está sendo desenhado em Turim, na Itália. Mas os próprios modelos serão todos produzidos aqui no Brasil, inclusive o design.

 

Segundo o executivo, a escolha do Estado não foi sem querer, já que no primeiro ano do governo Lula, em 2002 eram produzidos 1,5 milhão de veículos e, em 2010, após oito anos, esta produção saltou para 3,3 milhões de unidades produzidas.

 

Só em Salvador, de 2002 a 2010, o total de carros vendidos foi de 67%. De 2007 a 2011 esse percentual triplicou, disse Habib.

 

- Como o Nordeste tem uma renda baixa, ainda há muito para crescer, já que nossos carros serão baratos. Nos demais mercados e praças, como São Paulo, não há projeção de taxas expressivas de crescimento mais.

 

FONTE: CNEWS/R7 (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO