Justiça determina liberdade de ativistas presos em manifestação contra a Copa
07/08/2014 17:50A Justiça determinou nesta quinta-feira (7) a soltura do aluno e funcionário da USP Fábio Hideki Harano, de 26 anos, e do professor de inglês Rafael Marques Lusvarghi, de 29. Anteriormente, o juiz Marcelo Matias Pereira havia recusado pedido de liberdade da dupla, presa desde o dia 23 de junho.
Na quarta-feira, 10.ª Vara Criminal da Capital recebeu parecer do Ministério Público Estadual sobre o laudo técnico que prova que a dupla não portava explosivos quando foi presa. O laudo foi enviado ao MPE depois de a defesa do rapaz entrar com um pedido de reconsideração (uma forma jurídica de recorrer da decisão liminar) diante da conclusão do laudo.
A Polícia Civil sustentava que a dupla foi presa em flagrante, portanto explosivos - depois ambos foram acusados de associação criminosa, uma vez que, para a polícia, seriam líderes de black blocs. Além de pedido correndo na 10.ª Vara Criminal, um recurso semelhante também tramita no Tribunal de Justiça, que também pode decidir pela libertação dos rapazes. A resposta positiva de qualquer uma das instâncias já é suficiente para que ambos sejam colocados em liberdade.
FONTE: UOL/REDE TV/NOTÍCIAS (CLIQUE AQUI para redirecionar)
———
Voltar