Mandela permanece hospitalizado na África do Sul

10/06/2013 07:31

 

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela continua hospitalizado  em tratamento para uma infecção pulmonar. Não há atualização sobre o quadro do paciente de 94 anos, descrito por comunicado do governo divulgado no sábado (8) como “sério e estável”.

O gabinete do presidente Jacob Zuma disse que Mandela foi encaminhado no sábado, às 1h30 (horário local), para um hospital em Pretória após sua condições terem piorado. No comunicado, Zuma desejou também a rápida recuperação do ícone antiapartheid e pediu respeito e privacidade.

Essa é a quinta vez que Mandela, que liderou a luta contra o regime de segregação racial sul-africano e se tornou o primeiro presidente negro do país em 1994, foi levado às pressas a um hospital em dois anos. A última vez aconteceu em abril, quando foi diagnosticado com pneumonia e ficou internado por dez dias.

Fiéis encheram igrejas em Soweto e Johanesburgo, neste domingo, para rezar pela recuperação de Mandela. O arcebispo Desmond Tutu, amigo do ex-presidente, fez um chamado para que os sul-africanos também rezassem por sua rápida recuperação em suas casas. Centenas de pessoas compareceram à igreja de Regina Mundi, no Soweto, famosa por seu papel na campanha antiapartheid - no local foram velados os corpos de muitos ativistas mortos. O padre Sebastian Rousso disse que Mandela é visto por muitos como um símbolo de reconciliação ao desempenhar um papel fundamental "não só para os sul-africanos, mas para o mundo".

Welcome Tempa, um trabalhador da construção civil, disse estar rezando diariamente por Mandela, que se afastou do cenário político anos atrás e vinha recebendo atendimento médico em sua casa em Johanesburgo até ser transferido para o hospital.

Mandela tem um histórico de problemas pulmonares que datam de quando ele contraiu tuberculose quando era prisioneiro político. Ele passou 27 anos preso em Robben Island e em outras prisões por suas tentativas de derrubar o governo de minoria branca. Acredita-se que tenha começado a ter problemas no pulmão quando trabalhava em uma pedreira prisional.

Ele contraiu tuberculose na década de 1980, quando estava detido em Robben Island. Em 1993, recebeu o Prêmio Nobel da Paz por ajudar a acabar com o apartheid e implementar um regime democrático na África do Sul.

FONTE: IG/ÚLTIMO SEGUNDO/MUNDO/AP (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO