Massa não levará Williams de volta às vitórias, mas melhorará desempenho da equipe

23/01/2014 08:46

 

As diversas novidades técnicas aplicadas ao regulamento da temporada 2014 da Fórmula 1 faz com que o próximo campeonato, que começa no dia 16 de março, com a realização do Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, fique imprevisível. Por este motivo, alguns fãs e parte da mídia optaram por renovar as esperanças em uma boa temporada do piloto brasileiro Felipe Massa, que fará sua temporada de estreia na Williams, um dos times mais tradicionais e vitoriosos da categoria, mas que tem passado por uma época de poucas conquistas.

É muito difícil acreditar, pelo menos em um primeiro momento, que Massa levará a Williams de volta ao caminho das vitórias e dos títulos, uma vez que tanto piloto quanto escuderia tem apresentado desempenhos abaixo da média nos últimos anos. Mas, possivelmente, o brasileiro e a equipe - que também conta com o finlandês Valterri Bottas - conseguirão resultados muito mais expressivos que os obtidos em 2013, quando o piloto foi o oitavo colocado no campeonato de pilotos e apenas a nona colocada entre os 11 construtores.

Antes da temporada ter o seu início, já é possível afirmar que a escolha de Massa em defender a Williams se mostrou acertada. Quando foi anunciada a não renovação de contrato do brasileiro com a Ferrari, muitos esperavam que o destino do piloto seria a Lotus, que perderia Kimi Raikkonen para a escuderia italiana. Porém, os sérios problemas financeiros sofridos pelo time terceiro colocado entre os construtores em 2013, junto com a saída de Pastor Maldonado, que curiosamente disputará o campeonato deste ano com a Lotus, mostraram que o time de Frank Williams realmente foi a melhor.

Para a temporada 2014, a Williams utilizará motores Mercedes, que são apontados por aqueles que acompanham a Fórmula 1 como os mais desenvolvidos para a disputa do próximo campeonato. Felipe não escondeu em momento nenhum que pretendia correr em uma equipe que utilizasse os propulsores da fabricante alemã. Aliado a isso, Frank Williams não tem medido esforços para contratar engenheiros e mecânicos para trabalhar em sua equipe, que é uma das mais estruturadas de toda a Fórmula 1.

A possibilidade de voltar a ser o primeiro piloto da equipe também faz com que o público possa acreditar em bons resultados de Massa no próximo ano. Porém, é muito difícil apontar neste momento que a Williams dará ao vice-campeão mundial de 2008 um carro com condições de brigar por vitórias. A tendência é a de que o piloto brasileiro possa chegar na zona de pontos na maior parte das corridas.

O primeiro contato de Massa com o FW36, o carro da Williams para a temporada 2014, acontecerá nos testes coletivos de pré-temporada, marcados entre os dias 28 e 31 de janeiro, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.

FONTE: YAHOO! ESPORTES/ESPORTE INTERATIVO/F-1 (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO