Medvedev propõe "apoiar" candidatura de Putin à Presidência da Rússia

24/09/2011 08:52

 

O presidente russo, Dmitri Medvedev, propôs neste sábado ao partido governante, Rússia Unida, apoiar a candidatura do primeiro-ministro Vladimir Putin para as eleições presidenciais de 2012.

"Considero que seria correto que o congresso apoie a candidatura do presidente do partido Vladimir Putin para a Presidência" da Rússia, disse Medvedev diante dos delegados do congresso da Rússia Unida.

Essa combinação do Kremlin foi anunciada neste sábado pela "dupla governante" no congresso da Rússia Unida, o partido presidido por Vladimir Putin.

Suas palavras foram amparadas ao estilo dos congressos comunistas da época soviética: os delegados no plenário ficaram em pé, se voltaram na direção de Putin e homenagearam com ovações.

"Para mim é um enorme honra", declarou o líder russo, após agradecer o apoio do congresso da Rússia Unida.

"Quero dizer com toda clareza que faz tempo que alcançamos o acordo sobre o que fazer e sobre o que devemos nos dedicar no futuro", acrescentou.

Sem dúvida de que ganharão as eleições, Putin expressou a "esperança" de que Medvedev aceite liderar o Governo da Rússia.

"Se me confiam esse trabalho, estou disposto a aceitar", respondeu o atual chefe de Estado.

Logo em seguida, Putin e Medvedev se abraçaram diante dos milhares de delegados reunidos no estádio moscovita de Luzhniki, arrancando aplausos dos presentes.

Face à campanha eleitoral das próximas legislativas, Putin insistiu em que a lista da Rússia Unida nas próximas eleições legislativas deve ser liderada por Medvedev.

A proposta, aceita imediatamente por Medvedev, na Rússia, com sua constituição estritamente presidencialista, tem mero caráter eleitoral.

Apesar das pesquisas, segundo as quais a arrasadora maioria dos russos gostaria que Putin ou Medvedev fossem candidatos no pleito presidencial, ambos os integrantes da "dupla governante" da Rússia sempre insistiram em que só um deles se apresentará às eleições presidenciais.

Uma pesquisa feita recentemente mostrou que 7% dos russos querem Medvedev como candidato, 24% preferem Putin e 42% dos entrevistados gostariam de ver os dois na luta pela chefia de Estado.

Até agora Putin e Medvedev se esquivaram de responder à pergunta sobre qual deles apresentará candidatura.

FONTE: YAHOO/NOTÍCIAS/EFE (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO