Mercadante na Casa Civil inaugura nova fase de Dilma
20/01/2014 19:16A ida de Aloizio Mercadante da Educação para a Casa Civil vai inaugurar uma nova fase no governo Dilma Rousseff. Agora, haverá um primeiro-ministro de fato. Também nasce um forte candidato à Presidência para 2018, caso Dilma se reeleja neste ano.
Quando conquistou o Palácio do Planalto, a presidente colocou Antonio Palocci na Casa Civil. Na prática, Palocci desempenhava funções de primeiro-ministro. Mas foi abatido pelo caso das consultorias privadas que não quis revelar.
Dilma optou, então, por levar a senadora Gleisi Hoffmann para o principal ministério do Palácio do Planalto. A Casa Civil e a Fazenda são as principais pastas do governo.
Com Gleisi, a Casa Civil assumiu uma feição mais administrativa, bastante semelhante à função que Dilma desempenhou na gestão Lula. Mercadante dará à Casa Civil um papel mais político, que tem, sim, feito falta à presidente.
A sua escolha para o posto vai mexer nas funções do Palácio do Planalto. Ideli Salvatti, que cuida da articulação política, terá seu espaço ainda mais reduzido. Dilma também terá de encontrar alguém que possa cuidar dos aspectos mais administrativos do governo.
Nas sombras, Mercadante já era o ministro mais forte do governo. Agora, será oficialmente. Se a presidente se reeleger e fizer um bom segundo mandato, é provável que tente emplacar Mercadante como candidato à sua sucessão.
Na Casa Civil, Mercadante é mais uma aposta de Dilma do que do PT e de Lula.
FONTE: IG/POLÍTICA (CLIQUE AQUI para redirecionar)
———
Voltar