No PT, nome de Lula ainda é o primeiro da lista para 2018

05/02/2014 09:18

 

Desde que veio à tona a notícia de que o ministro Aloizio Mercadante assumiria a Casa Civil, o PT voltou a especular internamente sobre qual pode ser o cenário eleitoral para 2018, quando se encerraria um eventual segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.

Uma avaliação frequente é a de que um candidato novo precisaria de um cenário econômico forte, um segundo governo muito bem avaliado e um engajamento total do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma para construir um sucessor. Isso tudo levando em conta que Lula não teria a mesma capacidade de transferir votos que ostentou em 2010 e que candidatos de oposição terão a seu favor o recall da corrida deste ano.

Por isso, muita gente no PT ainda avalia que, se o cenário de 2018 for parecido com o atual, o mais seguro seria Lula voltar. Os mais céticos dizem que, assim como acontece agora com Mercadante, o hoje desgastado do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, já foi cotado para disputar a Presidência.

Uma ala do PT diz ver também no ex-ministro Alexandre Padilha uma alternativa natural para uma futura campanha presidencial. O destino do ex-ministro da Saúde, entretanto, ainda depende de sua capacidade de mostrar um bom desempenho nas urnas.

Um petista com a língua mais afiada ainda provoca: “O Lula já começou a deixar a barba crescer. Portanto, é melhor alguns por aí colocarem o bigode de molho”.

De qualquer forma, diz outro dirigente, qualquer especulação nesse sentido só vale se Dilma ganhar a eleição. Se perder, naturalmente, Lula volta com força total.

FONTE: IG/PODER ONLINE (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO