Nos pênaltis, Grohe brilha e garante Grêmio na fase de grupos da Libertadores

31/01/2013 08:34

 

Foi sofrido. A primeira partida da Arena do Grêmio terminou com vitória dos tricolores na nova casa, com o 1 a 0 em cima da LDU. Mas a decisão de quem passasse para a fase de grupos da Libertadores aconteceu nos pênaltis, com a vitória dos tricolores por 5 a 4. André Lima, Willian José, Pará, Vargas e Alex Telles fizeram suas cobranças. Reasco e Morantes erraram para a LDU os equatorianos.

A estreia na fase de grupos da competição acontece no dia 14 de fevereiro, em casa, diante do Huachipato. A chave 8 é formada ainda por Caracas (VEN) e Fluminense. Nesta quinta-feira, o Tricolor joga pelo Campeonato Gaúcho, com um time formado por garotos.

NERVOSISMO E CERA

O público não lotou o novo estádio. Logo, o clima de caldeirão, no início, não foi aquele que era esperado. O anel inferior esteve praticamente lotado, mas os setores restantes apresentaram muitos espaços sem torcedores.

Desde os primeiros momentos, ficou clara a estratégia da Liga: uma cera de irritar até o mosquito que estava na Arena. Domínguez, no primeiro tiro de meta, com poucos minutos, demorou o que parecia uma eternidade para os tricolores. Reclamações, pressão, mas nada de cartão de Saul Laverni.

Por outro lado, o Tricolor criou três chances de gol. Aos 8, Eduardo Vargas desviou cruzamento frontal. No minuto seguinte, foi a vez de Moreno. A do chileno ficou nas mãos do goleiro equatoriano, enquanto a do camisa 9 saiu pela linha de fundo. Aos 11, o camisa 8 novamente teve uma tentativa. Aos 25, Vargas puxou contra-ataque e bateu de fora da área. A bola passou a centímetros da trave direita de Domínguez. O primeiro tempo terminou com os gremistas reclamando com Laverni e a LDU sem praticamente chegar no campo dos mandantes.

'PRA CIMA DELES'

Luxemburgo foi ousado no intervalo. Tirou o volante Fernando e Marcelo Moreno para colocar os centroavantes Willian José e André Lima. A equipe demorou para se ajustar à presença de dois jogadores de área. Mas aos poucos, começou a chegar. André Lima escorou bola e José torneou de cabeça, para defesa de Dominguez. Depois, Elano bateu falta e o goleiro fez grande defesa. Com os lances, a torcida atendeu ao pedido de André Lima e começou o apoio mais maciço.

O momento tão esperado, chegou, para acabar com a apreensão tricolor. Elano acertou um arremate espetacular no ângulo direito dos equatorianos. Igualou, finalmente, a vantagem da LDU. Abriu o placar e viu o jogo parar. Na avalanche no setor sem cadeiras, atrás do gol de Grohe, quase 10 torcedores caíram no fosso. O acrílico entortou, e os torcedores se feriram. O jogo parou por seis minutos enquanto eram atendidos pelos bombeiros e paramédicos.

O jogo se retornou “mais frio” para o Grêmio. A LDU, claro, mudou sua postura e se desprendeu da defesa. Apesar disso, não criou nenhuma chance. O Tricolor também manteve o ímpeto ofensivo. O nervosismo era praticamente palpável no ar. E teve um rompante de comemoração quando Hurtado deu um pontapé em Jean Deretti, que entrou na vaga de Elano, e foi expulso. Na cobrança de falta, 10 jogadores da LDU dentro da área, mas Zé errou no cruzamento.

A decisão foi para os pênaltis. O Grêmio começou com o gol de André Lima. Na sequência, Saritama empatou. O zagueiro Saimon bateu fraco e errou a cobrança. E Vitti colocou os equatorianos na frente. Willian José manteve o Tricolor no jogo. Reasco carimbou a trave e colocou o Grêmio no jogo. Pará confirmou a cobrança e o mesmo fez Vélez. Vargas deixou a decisão nas mãos de Grohe e nos pés de Canutto, que fez. Nas alternadas, Alex Telles inicou e fez. Morante parou em Grohe e garantiu a classificação.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 X 0 LDU

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data/Hora: 30/01/2013, às 22h

Árbitro: Saul Laverni (ARG)

Auxiliares: Ernesto Uziga e Gustavo Rossi (ARG)

Público total: 41.461

Renda: R$ 2.026.381,00

Cartões amarelos: Vera (LDU) Elano, Saimon, Souza (GRE)

Cartão vermelho: Hurtado (LDU)

Gols: Elano – 16’/2ºT (1-0)

GRÊMIO

Marcelo Grohe; Pará, Saimon, Bressan e Alex Telles; Fernando (Willian José – intervalo), Souza, Elano (Jean Deretti – 35’/2ºT) e Zé Roberto; Vargas e Marcelo Moreno (André Lima – intervalo) - Técnico: Vanderlei Luxembrugo.

LDU

Dominguez; Canutto, Hurtado e Morante; Reasco, Hidalgo, Vera, Feraud (Vitti – 22’/2ºT), Saritama e Madrid; Garcés (Velez – 36’/2ºT) - Técnico: Edgardo Bauza.

FONTE: YAHOO! ESPORTES/ESPORTE INTERATIVO/LANCE!PRESS (CLIQUE AQUI para redirecionar)

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO