Novo ministro quer incluir o Turismo nas ações sociais do governo

17/09/2011 08:38

 

 

Ao assumir o comando do Ministério do Turismo, Gastão Vieira (PMDB-MA) afirmou, nesta sexta-feira (16), que quer incluir a pasta nas ações sociais do governo, em especial no programa que é bandeira da presidente Dilma Rousseff: o Brasil sem Miséria.

- Vou ajudar a fazer com que seu programa social mais importante também tenha a mão do Turismo. Será uma articulação para fazer com que as pessoas na extrema pobreza possam obter uma profissão e conhecimento.

O ministro, que tomou posse em uma cerimônia simples no Palácio do Planalto, quer dar oportunidade de trabalho a pessoas que vivem em locais de grande potencial turístico.

Vieira, que tem 65 anos e exercia seu quinto mandato na Câmara, substitui o também deputado Pedro Novais (PMDB-MA), que pediu demissão após denúncias de uso indevido de dinheiro público. Ele teria utilizado verba da Câmara para pagar o salário de uma empregada doméstica. Em seu discurso, Vieira não mencionou casos de corrupção na pasta.

Citando a crise econômica mundial, o novo ministro disse ainda não ter ilusões sobre o fluxo internacional de turistas. A saída, segundo ele, será desenvolver o mercado interno. Os brasileiros, explicou, passaram a consumir mais bens duráveis, mas não a gastar mais com turismo.

- É bom ser prudente, a grande alternativa do Brasil é o mercado interno.

O ministro disse que ficou "assustadíssimo" com o convite para assumir o cargo, que foi feito por volta das 23h da última quarta-feira (14).

- Eu estava com tanto medo que, nem que eu quisesse, eu diria não para a senhora [Dilma].

Vieira aproveitou a posse para agradecer a todos que confiaram nele para o cargo, como a própria presidente, o núcleo do PMDB e o vice-presidente Michel Temer. A escolha dele foi feita depois de uma difícil negociação.

FONTE: R7/BRASIL (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO