Palmeiras dobra seu aproveitamento com Kleina, mas avança apenas um ponto rumo à salvação

07/11/2012 08:03

 

Trocar de técnico em busca de uma reação instantânea, muitas vezes baseada no aspecto emocional do elenco, é algo comum no futebol brasileiro. E com o Palmeiras não foi diferente.

A equipe mostrou reação após troca no comando. Porém, os efeitos positivos em termos de resultado da mudança de Luiz Felipe Scolari por Gilson Kleina não foram suficientes para melhorar de maneira significativa a situação da equipe.

Desde que o atual treinador assumiu o time, foram quatro vitórias, um empate e quatro derrotas em nove jogos. Um aproveitamento de 48,1%. Se a equipe mantivesse essa porcentagem de pontuação desde o início do campeonato, seria hoje nona colocada.

A performance é bem superior aos 32% que a equipe tem até agora em todo o campeonato. A melhora com Kleina, no entanto, fez o clube subir pouco em termos de porcentagem geral.

Nos 24 jogos sob o comando de Luiz Felipe Scolari, a equipe alviverde teve um desempenho de 27,8%. Depois, ainda perdeu mais uma partida, sob o comando do interino Narciso. Nos nove jogos de Kleina, o aproveitamento foi de 48,1%.

Com Kleina, o Palmeiras somou 13 pontos em nove jogos. Antes, tinha 20 em 24 partidas. Se considerar uma tabela virtual do Campeonato Brasileiro somente pelas nove rodadas que o  ex-técnico da Ponte Preta conduziu o time da capital, o Palmeiras foi o oitavo que mais fez pontos. Só fica atrás de São Paulo, Fluminense (ambos com 20 pontos nessas nove rodadas), Internacional (17, considerando a vitória sobre o Palmeiras), Coritiba (17), Grêmio (15), Corinthians (15) e Náutico (14).

Concorrentes deram arrancada

Mas, para piorar a situação do Palmeiras, seus hoje concorrentes diretos na briga contra o rebaixamento também fizeram uma pontuação semelhante. O Sport fez 12, a Portuguesa, 11, e o Bahia, nove.

Consequentemente, a campanha dos adversários fez com que o desempenho típico de meio de tabela do Palmeiras nesses nove jogos rendesse pouco na prática. Kleina assumiu a equipe 19ª colocação, dois pontos atrás do Figueirense e a quatro do Sport, na zona de rebaixamento, e distante oito pontos do Coritiba, que era então a primeira equipe fora da degola.

No cenário atual, o time alviverde passou o Figueirense e diminuiu em um ponto a distância para o Sport. Mas baixou em apenas um ponto a distância para o fora da zona de degola, já que está a sete do Bahia.

O melhor momento de Kleina foi nos sete primeiros jogos, quando conquistou 12 pontos e teve um aproveitamento de 57%. Mas mesmo com ele mantido dificilmente o time escaparia da degola. "Estamos vivos, porém na rodada, aumentou o número de pontos [do primeiro time fora da zona de rebaixamento]. Aqui a gente vai tarbalhar da mesma forma essa semana. Fazer com que esse volume de jogo permaneça", falou o técnico palmeirense.

PALMEIRAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO

 

Jogos

Pontos

Aproveitamento

Colocação

Distância do 1º time fora da zona de degola

Palmeiras com Kleina

9

13

48,1%

8º*

Estaria fora

Palmeiras com Scolari

24

20

27,8%

19º

8 pontos

Palmeiras no geral

34

33

32%

18º

7 pontos

  • *8º é a colocação do Palmeiras somente nos nove jogos em que o novo técnico dirigiu, considerando uma classificação virtual do campeonato apenas nessas rodadas

  •  

Vitória nos quatro jogos

O Palmeiras ainda faz quatro jogos para tentar escapar da zona de rebaixamento do Brasileiro, o próximo deles contra o líder Fluminense, em Presidente Prudente. O jogo é decisivo. Uma combinação de resultados pode decretar a queda da equipe paulista.

Se sobreviver aos líderes, o Palmeiras ainda terá que vencer o Flamengo, no Rio de Janeiro, o Atlético-GO, em São Paulo, e o Santos, na Vila Belmiro.

“Claro que dá [para escapar]. Vamos pensar bem no que fazer a partir de agora e temos quatro jogos e que ganhar todas, ganhar as quatro, porque, senão, acabou”, disse Kleina ainda no gramado depois do empate por 2 a 2 com o Botafogo.

FONTE: UOL ESPORTE/FUTEBOL (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO