Permanência de europeus no Brasil é limitada a 90 dias

02/12/2012 08:06

 

"A Dilma [presidente Dilma Rousseff] não renova mais o visto dos europeus". Foi o que a jornalista espanhola Laura, 25, escutou da Polícia Federal do Rio quando quis prorrogar por três meses sua estadia no Brasil.

Consulado dos EUA dá visto, mas segura passaportes em SP

"Eles nem me permitiram pegar a senha", diz a jovem, que veio ao Brasil para procurar emprego.

Os turistas europeus que viajam para o Brasil não poderão mais ficar seis meses no país. Um acordo assinado entre a União Europeia e a presidente Dilma, de reciprocidade, estabelece a isenção de visto para os turistas, mas também limita o prazo de estadia a 90 dias em cada período de seis meses.

Antes do acordo, em vigor desde 8 de outubro, o tempo era de 90 dias prorrogáveis por mais 90 em um ano.

A historiadora de arte espanhola Dina Caball, 26, chegou ao Brasil com a intenção de conseguir um emprego. Três meses depois negociava um contrato que lhe permitiria ficar regularmente no país, mas precisava de mais tempo para resolver a burocracia. "Fui até a PF para saber se me concederiam um prazo até formalizar meus papéis. Mas me falaram que não e voltei para a Espanha."

"Eu não queria ficar irregular, mas agora temo não conseguir voltar. Aqui da Espanha não consigo acompanhar minha contratação", conta.

O Itamaraty adverte que "mesmo nos acordos antigos, não se fala em direito automático de permanecer seis meses." "Nossos turistas de lá e de cá, portanto, não poderiam e não vão poder viajar com a expectativa de que a estada será, com certeza absoluta, de 180 dias."

FONTE: UOL/FOLHA DE SÃO PAULO/COTIDIANO (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO