Prêmio Nobel de Economia é dividido por três economistas dos Estados Unidos

14/10/2013 08:14

 

Os economistas Eugene F. Fama e Lars Peter Hansen, da Universidade de Chicado e o economista Robert Shiller, da universidade de Yale, amabas nos Estados Unidos ganharam o prêmio Nobel de Economia em 2013. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14).

As pesquisas sobre como prever o preço de uma ação ou um ativo no futuro teve início na década de 1960. Os economistas comprovaram que é mais fácil prever o valor de um ativo a longo prazo do que no curto prazo.

Além disso, o Nobel premiou as pesquisas sobre economia comportamental, que mostram quais são os motivos por trás de uma decisão de investimento.

Nobel

No ano passado, o prêmio foi entregue para os matemáticos norte-americanos Alvin E. Roth, 60, e Lloyd S. Shapley, 89, por pesquisas que mostram como unir diferentes agentes econômicos, como estudantes e escolas ou doadores de órgãos e pacientes.

O Prêmio Nobel de Economia, oficialmente chamado de Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criado em 1968.

Ele não é parte original do conjunto de prêmios idealizado pela vontade do magnata da dinamite Nobel.

A entrega dos Nobel acontece, de acordo com a tradição, em duas cerimônias paralelas, em Oslo para o da Paz e em Estocolmo para os restantes, no dia 10 de dezembro, coincidindo com o aniversário da morte de Alfred Nobel.

FONTE: UOL ECONOMIA (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO