Quais mudanças podem ser feitas para melhorar o calendário do futebol brasileiro?

01/10/2013 21:17

 

Alvo de severas críticas, o calendário do futebol brasileiro, enfim, começa a ser reformulado. Para o próximo ano, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), inclusive, já definiu que o Campeonato Carioca será disputado em um turno único, reduzindo o seu tempo de duração. Todavia, esse foi apenas o primeiro passo.

Recentemente, cerca de 75 jogadores criaram  um movimento para mudar o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A insatisfação dos atletas com a maratona de partidas e o pouco tempo de preparação dos clubes, porém, já não é novidade. Com a Copa do Mundo de 2014, a sequência de jogos deve ser ainda mais intensa. Quais mudanças podem ser feitas para melhorar o calendário? O trio de especialistas do Yahoo Esporte Interativo responde:

1) Na discussão sobre a melhora do calendário, um dos pontos mais abordados é um possível fim dos campeonatos estaduais. Vocês estão de acordo com essa mudança?

Henrique Marques - Comentarista Esporte Interativo
Acho que o fim é possível, mas acho que fazer um campeonato mais curto, com os times grandes entrando apenas no final da competição seria o ideal. É uma forma de não acabar com equipes tradicionais pequenas.

Fred Caldeira - Repórter Esporte Interativo
É uma mudança que se faz urgente há anos. Não há mais espaço para os desinteressantes campeonatos estaduais nesse calendário absurdo.

Aline Nastari - Repórter Esporte Interativo
Acho que o fim dos campeonatos estaduais não seria o ideal pelo que representam em algumas praças, por serem símbolos de tradição do futebol e pelo que significam para os times pequenos. Mas acredito que os estaduais deviam ser reelaborados, ter um formato mais curto, talvez com os times grandes entrando apenas em uma segunda etapa mais decisiva.

2) Além disso, que outros pontos podem ser melhorados?

HM - Sigo pensamento da primeira pergunta. Acho que os estaduais poderiam ser mais curtos, com os clubes grandes entando apenas em uma segunda etapa da competição.

FC - Com o fim dos Estaduais, haveria tempo para uma pré-temporada decente. Não se prepara uma equipe em dez ou quinze dias. É desumano até mesmo com os treinadores.

AN - Uma hipótese que considero boa é reelaborar o Campeonato Brasileiro em duas fases. A primeira de grupos e a segunda de mata-mata como funciona na Champions League, Copa do Mundo, etc. Assim o número de jogos seria reduzido.

FONTE: YAHOO! ESPORTES/ESPORTE INTERATIVO (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO