Seleção busca bi e Zé Roberto tenta ser 1º tricampeão olímpico do Brasil

11/08/2012 07:46

 

Brasil e Estados Unidos disputam a final do vôlei feminino nas Olimpíadas de Londres neste sábado, às 14h30 (de Brasília), e o técnico José Roberto Guimarães pode, mais uma vez, fazer história do lado de fora da quadra.

Em Barcelona 1992, ele comandou a seleção masculina no primeiro ouro olímpico do Brasil em esportes coletivos. Em Pequim 2008, venceu com a seleção feminina e se tornou primeiro técnico campeão comandando homens e mulheres. Agora, em Londres 2012 pode ser o primeiro brasileiro tricampeão olímpico. Já a seleção busca o segundo ouro consecutivo.

Mas a tarefa deles não será simples. O rival será o mesmo da final de Pequim, os Estados Unidos, entretanto, as seleções mudaram ao longo do ciclo olímpico. As norte-americanas assumiram a liderança do ranking e somaram títulos. Em Londres, a equipe de Destinee Hooker, Logan Tom e companhia venceu todos os jogos e ainda são vistas como favoritas. Já o Brasil só chegou às finais justamente com a ajuda das rivais, que bateram a Turquia na última rodada , com vitória sobre Sérvia . 

Mas, depois de um começo relutante, a seleção brasileira cresceu em quadra. Após encarar a Sérvia, fez um eletrizante 3 sets a 2 para cima da Rússia e arrasou o Japão na semifinal . "Merecemos essa vitória. Agora queremos a medalha de ouro. Vamos enfrentar os Estados Unidos e podemos ter uma boa atuação”, disse José Roberto Guimarães após passar pela semifinal.

"Nós vamos dar 150% na final contra as americanas. Nosso time está muito unido depois de tudo que passamos. Nós queremos terminar essa campanha com a medalha de ouro", afirmou Dani Lins, que conquistou em Londres a vaga de levantadora titular. 

Mas, para vencer, a seleção deve ter atenção especial com Destinee Hooker. A oposto, campeã da Superliga 2011/2012 com o Sollys/Nestlé, é o destaque dos Estados Unidos. Até aqui, ela é a segunda maior pontuadora dos Jogos, com 147 bolas no chão, a melhor atacante e a segunda melhor no bloqueio, fundamento liderado pela companheira Akinradewo. 

Já a seleção conta com o crescimento de Sheilla. Desde que pediu bolas e ajudou no final do jogo contra a Rússia , a oposta do Brasil é decisiva. Além disso, ela é a melhor sacadora das Olimpíadas e quarta maior pontuadora, com 125 acertos. 

Zé Roberto conhece bem as suas rivais. Brasil perdeu para as norte-americanas em Londres e também nos últimos três Grand Prix e na Copa do Mundo. Com isso, já sabe o que cobrar de suas comandadas. "Na primeira fase sofremos muito com os ataques dos Estados Unidos. Nós temos que defender contra as americanas como defendemos contra o Japão", avalia o treinador. 

A final também erá um tira-teima. Este será o nono confronto Brasil x Estados Unidos em Olimpíadas e, até agora, cada equipe venceu quatro vezes. 

Briga entre técnicos

Se José Roberto Guimarães tenta alcançar o terceiro título olímpico, ele também está de olho no banco de reserva dos Estados Unidos. O técnico Hugh McCutcheon já tem um ouro sob o comando do time masculino dos Estados Unidos, em Pequim 2008, e se levar a melhor no sábado, iguala o brasileiro como campeão tanto com homens quanto com mulheres.

FONTE: IG OLIMPÍADAS 2012 (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO