Semana MOVE Brasil realiza em setembro programação com 2900 atividades esportivas e físicas já programadas em todo o país

21/09/2014 16:41

 

Entre os dias 21 (domingo) e 28 (domingo) de setembro, será realizada a principal ação em âmbito nacional da campanha MOVE Brasil: a Semana MOVE Brasil 2014. Serão diversas atrações programadas pelas 26 instituições Movedoras em todo o país, para incentivar a prática regular de esportes e atividades físicas, além de possibilitar que as pessoas encontrem a modalidade com a qual mais se identificam.

O MOVE Brasil é uma campanha para promover a prática de esportes e atividades físicas e aumentar o número de brasileiros ativos até 2016. Criado em 2012, o MOVE é resultado da colaboração de instituições, empresas e pessoas e tem o intuito de ser um diferencial entre outras ações do gênero. Trata-se de uma iniciativa aberta a todos, de ação permanente, com engajamento simples e objetivo de formar uma rede de parceiros para difundir sua mensagem.

Os Movedores

Os colaboradores do Move Brasil são denominados Movedores. Identificados com a causa, os parceiros desempenham um papel de suma importância no desenvolvimento da campanha e no alcance de suas metas ao promoverem a prática de esportes e atividades físicas em variados espaços de diversas cidades brasileiras.

Atualmente, o MOVE Brasil tem os seguintes Movedores: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), Atletas pelo Brasil, Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA), Autoridade Pública Olímpica (APO), Fitness Brasil, VO2 PRO, Qualité Eventos, R4H Assessoria Esportiva, Movimenta Pará, Ginástica Brasil, Abrapefe, Corra com a Guarda (GCM de São Paulo), ABR Dance Moves, Movimental Pilates, Instituto DBike Brasil, CEV (Centro Esportivo Virtual), Lar de Maria, ACADEBio (Academia Nacional da Biodiversidade), HealthUnlocked, Juntos com Você, Shanti Shala, Pelado Real,  ACAD (Associação Brasileira de Academias) e Confef (Conselho Federal de Educação Física).

Para se tornar um Movedor, os interessados (instituição pública, privada ou pessoa física) devem cumprir três passos: identificar-se com a causa e divulgá-la publicamente, assumir compromissos e participar ativamente da Semana MOVE Brasil.

A Secretaria Executiva Move Brasil é mantida pelo Sesc. Por ter abrangência nacional e vasta experiência em campanhas de “Esportes para Todos”, o compromisso ficou a cargo da instituição.

Os destaques da programação em todas as regiões do país

A programação nacional organizada pelos Movedores para a Semana MOVE Brasil 2014 tem várias ações que merecem destaque. No dia 21 de setembro (domingo), quando serão abertas oficialmente as atividades do evento, está programada uma ação nomeada Flash MOVE Brasil. Trata-se de um evento coletivo, programado para ocorrer simultaneamente em diversas cidades pelo País. A intenção é fazer uma rápida mobilização de pessoas, nos locais programados, para a realização de uma performance espontânea de danças populares do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, um dos locais que recebem esta ação, é a Praça Roosevelt, localizada no centro da cidade.

A ACM/YMCA (Associação Cristã de Moços) tem atividades programadas para a sua unidade central, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, e para o interior paulista (Campos do Jordão e São José do Rio Preto). Os destaques ficam por conta da Pedalada Noturna no Dia Mundial sem Carro, do Treino Aberto de Badminton, dos jogos de Basquetebol desenvolvidos para estação Socorro da CPTM (SP) e do Desafio de Futsal.

Outro Movedor com ação programada em âmbito nacional é a VO2PRO (metodologia para corridas), que vai promover o Running Day Move Brasil em 33 de suas assessorias credenciadas em todo país. Participam as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Natal (RN), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Niterói (RJ), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Bauru (SP), São José dos Campos (SP), Caxias do Sul (RS), Sete Lagoas (MG), Campos (RJ), Pompéia (SP), Dourados (MS), Campina Grande (PB) e Canoas (RS).

A Movimental Pilates vai realizar uma aula de pilates ao ar livre, no Parque Villa Lobos, na capital paulista. Durante toda a Semana MOVE Brasil, a unidade da empresa em São Paulo estará aberta para aulas experimentais.

A R4H Assessoria Esportiva programou atividades de corrida e caminhada para a cidade de São Carlos, interior de São Paulo.

A Movedora ACADEbio (Academia Nacional da Biodiversidade) vai promover ações como caminhadas, jogos de futebol e vôlei e exercícios aeróbicos na cidade de Iperó (SP).

O Sesc (Serviço Social do Comércio) vai mobilizar toda a sua rede no Brasil com um enorme leque de ações, que vão desde dança, palestras com personalidades do esporte, jogos de diversas modalidades esportivas, passeios ciclísticos e atividades ligadas à caminhada, corrida e ginástica, além de apresentar atividades ainda pouco conhecidas no país.

Em São Paulo, o Sesc programou atividades em locais de grande movimentação como estações do Metrô e da CPTM, na região metropolitana, além de suas unidades na capital, interior e litoral do Estado. Personalidades do esporte nacional como Fernando Meligeni (tênis), Janeth (basquete), Vicente Lenílson (atletismo), Fernando Scherer (natação) e Giba (vôlei) são alguns dos nomes confirmados para a Semana Move Brasil.

Em outras capitais do país, como no Rio de Janeiro, por exemplo, vão ocorrer atividades de Esgrima e Artes Circenses e uma grande aula aberta de skate, em três praças da cidade de Campos dos Goytacazes. Fortaleza (CE) irá receber a Caminhada MOVE Brasil, com expectativa de reunir duas mil pessoas. Em Recife (PE), acontece o Circuito Sesc Escolar de Beach Soccer, com intuito de promover o futebol de praia entre crianças das escolas da capital pernambucana.

Em Rio Branco (AC), o Sesc local vai proporcionar o desafio Aquasesc, um evento destinado à prática de natação. Já em Maceió (AL), crianças de sete a treze anos terão uma programação específica com atividades recreativas ligadas ao esporte. Em Salvador, capital baiana, ocorre o Circuito Sesc de Triathlon. No Amazonas, a capital Manaus recebe a Hidro Resistência, modalidade que desafia a resistência dos participantes.

Em Macapá (AP), o Sesc local promove a 28ª edição da Minimaratona Circuito Sesc de Corridas Amapá. No Estado de Minas Gerais, a capital Belo Horizonte e cidades como Contagem, Juíz de Fora, Ipatinga e Poços de Caldas recebem o passeio ciclístico CicloSesc Viver a Cidade, que vai levar os participantes para um roteiro especial em cada município. No Espírito Santo, os municípios de Vila Velha, Colatina e Linhares também recebem a modalidade ciclística, bem como a capital piauiense, Teresina. Em Goiás o Sesc realiza a Copa Sesc, com diversas modalidades esportivas nas cidades de Anápolis, Caldas Novas e Jataí.

No Mato Grosso a cidade de Rondonópolis terá uma série de atividades na programação 10 Horas Sesc em Movimento. Em Campo Grande (MS), o Sesc promove o Aulão Especial de Ginástica Localizada. No Pará, a capital Belém e o município de Castanhal recebem atividades de Ginástica Laboral, com alongamentos e dinâmicas de grupo. Em João Pessoa, capital paraibana, ocorre a etapa Sesc Gravatá de Cross Country. Em Natal (RN) o Sesc promove a Travessia Marítima na praia de Ponta Negra.

Em Rondônia, a capital Porto Velho receberá jogos de futsal, vôlei e futebol de areia para a interação do público. Palmas, no Estado de Tocantins, tem como destaque o IX Fest de Judô e Boa Vista (RR) recebe o passeio ciclístico especial no Dia Mundial Sem Carro. No Sergipe, a capital Aracajú oferece o Aulão Aberto Sesc de Ginástica. No Distrito Federal a cidade de Taguatinga do Norte recebe, também, aulas abertas de ginástica e outras modalidades esportivas.

No sul do país, diversas cidades de Santa Catarina, como Florianópolis, Balneário Comboriú, Criciúma e Joinville vão receber aulas abertas de Zumba para grandes públicos. No Rio Grande do Sul a cidade de Santa Rosa recebe o Circuito Sesc de Corridas.

Confira ao final do texto detalhes dos destaques das programações de cada Movedor, em cada região do país.

A Campanha

MOVE Brasil foi inspirado por ações semelhantes ocorridas nos Estados Unidos e na Europa. Com liderança da primeira-dama Michele Obama, a campanha norte-americana Let’s Move tem o objetivo de aumentar o número de crianças ativas em idade escolar e promover a diminuição da obesidade infantil. Já na Europa, o Now We Move foi criado a partir de uma iniciativa da ISCA (International Sport and Culture Association) e tem como meta reduzir o sedentarismo de 100 milhões de pessoas no velho continente até o ano de 2020.

A concepção do MOVE Brasil está estruturada a partir de quatro eixos: realização de pesquisas, ações de comunicação, estabelecimento de parcerias e promoção de esportes e atividades físicas para a sociedade. A partir desses elementos, foi encomendada uma pesquisa ao Instituto Ipsos e realizada a Semana Move Brasil, ações coordenadas e desenvolvidas para a campanha.

O desempenho do MOVE Brasil, bem como o alcance de suas metas, será medido através da realização de outras pesquisas periódicas de âmbito nacional, de ações criadas a partir da campanha e da adesão de instituições, empresas e pessoas engajadas na causa.

MOVE Brasil busca reverter o quadro revelado pelo estudo encomendado ao Instituto Ipsos, que apontou mais da metade dos brasileiros entrevistados como sedentários. Como o país sediou a Copa do Mundo FIFA 2014 e receberá os Jogos Olímpicos de 2016, dois dos mais importantes eventos esportivos do planeta, entendeu-se que o momento é propício para que a população aproveite o legado das competições e se torne mais saudável a partir da prática de esportes e atividades físicas.

Além de aumentar o número de pessoas ativas, o MOVE Brasil tem como compromisso expandir, facilitar e democratizar a oferta de esporte aos brasileiros de todas as idades, uma vez que a pesquisa apontou que fatores como classe social, região e grau de escolaridade são itens determinantes para a prática de atividades físicas. A campanha também busca demonstrar como o ato de se exercitar pode despertar prazer, melhorar a qualidade de vida e ainda promover interação entre as pessoas e o desenvolvimento social.

Pesquisa mostra que 72% dos brasileiros são sedentários

Para traçar um panorama da realidade da prática de esportes e atividades físicas no país, o MOVE Brasil encomendou ao Instituto Ipsos uma pesquisa em nível nacional. Entre os dias 17 e 29 de agosto de 2013, o estudo ouviu mil pessoas de 70 cidades, sendo nove delas metropolitanas. Os resultados apontam que mais da metade do total dos entrevistados (72%) são considerados sedentários, sendo que 58% declararam nunca fazer exercícios. Entre as mulheres, a inatividade chega a 71% enquanto este índice é de 43% entre os homens.

Tendo como parâmetro a faixa etária, os maiores de 35 anos são os que menos praticam esportes. Já entre os jovens que têm entre 16 a 24 anos, 42% praticam alguma atividade física pelo menos uma vez no mês. Entre os motivos para o sedentarismo, a falta de tempo é o principal fator apontado pelos entrevistados (47%). Entretanto, o número de pessoas inativas e que apontam preguiça e cansaço como vilões da prática de atividades físicas é de 28%.

 

CEARÁ

- Flash MOVE Brasil

Intervenção com de dança pré-coreografada realizada ao mesmo tempo em todos os estados do País. Com estimativa de 1.500 participantes no estado.

Cidades: Fortaleza, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Iparana, Sobral, Aracati, Crateús, Ibiapina, São Gonçalo do Amarante, Quixeramobim, Jaguaribe.

Data: 21 de setembro

- Caminhada MOVE Brasil

Atividade para conscientizar a população sobre a necessidade de fazer atividades físicas para uma vida saudável. Com estimativa de 2 mil participantes. Inscrições nas unidades Sesc Fortaleza e Sesc Jaguaribe

Cidades: Fortaleza (Calçadão da Av. Beira Mar) e no município de Jaguaribe

Data: 21 de setembro, às 07h

FONTE: CAROLINA PAULO MARRA

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO