UE pede "solução construtiva" para Estado palestino
17/09/2011 08:29A União Europeia (EU) pediu uma “solução construtiva” para reativar as negociações de paz entre israelenses e palestinos, alguns dias antes que seja pedida a adesão da Palestina como Estado membro da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo informou neste sábado (17) a porta-voz da chefe da diplomacia da Europa, Christine Ashton.
“Seguimos crendo que uma solução construtiva suscetível de reunir o maior apoio possível e que permita uma retomada das negociações de paz seria o melhor e único meio para alcançar a paz e lograr uma solução de dois Estados, como deseja o povo palestino”, disse a porta-voz.
O presidente Palestino, Mahmoud Abbas, afirmou na sexta-feira (17), durante discurso em Ramala, que a Palestina precisa ser aceita como membro pleno da ONU para continuar com as negociações de paz com os israelenses.
Os palestinos pretendem pedir à Assembleia Geral da ONU, que se reúne na semana que vem, que aceite a Palestina como membro com plenos direitos sobre a base das fronteiras de 1967, ou seja, com Faixa de Gaza e os territórios ocupados da Cisjordânia e Jerusalém Oriental.
O dirigente da Organização para Libertação Palestina (OLP) explicou que entregará sua solicitação em Nova York no próximo dia 23, após seu discurso perante a Assembleia Geral.
O líder palestino ressaltou que respondeu a todas as chamadas dos mediadores internacionais, uma atitude que, segundo ele, "serviu apenas para perder tempo e para que a ocupação israelense continue se impondo no terreno".
O enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, David Hale, e o principal assessor da Casa Branca para a região, Dennis Ross, foram esta semana à Jerusalém e Ramala, para evitar que os palestinos levem adiante seu plano perante a ONU.
FONTE: UOL/INTERNACIONAL (CLIQUE AQUI para redirecionar)
———
Voltar