Vice-presidente iraquiano sunita é condenado à morte

10/09/2012 07:18

 

Julgado à revelia, o vice-presidente do Iraque, o sunita Tareq Al-Hashemi, foi condenado à morte neste domingo após ser considerado culpado de liderar um esquadrão da morte contra forças de seguranças e iraquianos xiitas.

Hashemi, que nega as acusações, não estava no tribunal. Ao ser acusado, em dezembro, ele fugiu do Iraque e atualmente se encontra na Turquia. Ele tem 30 dias para recorrer da sentença.

O tribunal de Bagdá condendou Hashemi e seu genro de matar um advogado e um oficial de segurança. Eles foram absolvidos de um terceiro assassinato por falta de provas.

As acusações contra Hashemi, uma das principais autoridades sunitas do Iraque, aumentou as tensões de sunitas e curdos contra o primeiro-ministro do Iraque, Nouri Al-Maliki, um xiita, a quem acusam de tentar monopolizar o poder. 

O julgamento contou com dez audiência e o depoimento de um dos ex-seguranças do vice-presidente, que afirmou ter sido pago por ele para cometer ataques. Hashemi disse acreditar que seus seguranças tenham sido torturados ou coagidos a testemunhar contra ele.

O governo xiita acusou Hashemi de estar envolvido em 150 explosões, assassinatos e outros atentados entre 2005 e 2011, muitos cometidos por seus seguranças e outros funcionários.

FONTE: IG/ÚLTIMO SEGUNDO/MUNDO/AP (CLIQUE AQUI para redirecionar)

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados. OBJETIVA AUDIO